7 soluções naturais fáceis para acne

Você sabia que a sua cozinha está repleta de soluções naturais fáceis para acne? Os tratamentos caseiros podem ajudar a complementar o tratamento profissional de um dermatologista e ajudar a prevenir ou eliminar a acne, além de manter a pele brilhante, hidratada e saudável.

A acne pode ser teimosa e aparecer nos piores momentos. A boa notícia é que medicamentos de venda livre e prescritos podem acabar com as espinhas e ajudar a interromper novos surtos. A má notícia é que alguns produtos para acne podem causar efeitos colaterais como vermelhidão, descoloração ou ressecamento e, pois isso, algumas pessoas preferem tratar a acne em casa com soluções naturais. Esse artigo vai te surpreender ao mostrar que existem vários remédios para acne aí na sua casa.

soluções naturais fáceis para acne

1. Uva para acne

As uvas são deliciosas e podem ser consumidas como lanche, adicionadas na salada ou como sobremesa. Mas elas dificilmente são relacionadas aos tratamentos para acne.

Mas você sabia que a casca das uvas vermelhas são ricas em resveratrol? Essas substâncias podem apresentar atividade bactericida contra Cutibacterium acnes, uma bactéria nas glândulas sebáceas que contribui para a acne.

Portanto, para ajudar a eliminar a acne, pegue algumas uvas frescas, corte ao meio e esfregue na pele do rosto e no pescoço. Depois enxágue com água fria.

2. Máscara facial de pepino

Máscara facial de pepino

Se você já foi a um spa, provavelmente colocou fatias de pepino nos olhos para reduzir o inchaço. Diversos estudos já comprovaram o potencial fitoquímico e terapêutico do pepino, que podem ter um efeito calmante na pele, reduzindo a irritação, o inchaço e a dor. 

Isso significa que eles podem aliviar a inflamação especificamente associada à acne.

Portanto, se sua pele estiver inflamada devido à acne, os pepinos podem ajudar. Por isso, faça uma pasta misturando um pepino pequeno e 1 xícara de aveia, misture 1 colher de chá desta pasta com 1 colher de chá de iogurte e aplique no rosto. Deixe agir por 30 minutos e depois enxágue.

3. Pacote facial de pepino

Se você não tiver aveia ou iogurte em sua cozinha, triture um pepino inteiro, esprema a água, coe, adicione 1 colher de sopa de açúcar na água do pepino e misture bem. Aplique no rosto e deixe por 10 minutos; depois lave com água fria.

4. Máscara de mel

O mel tem muitas propriedades curativas e muitas pessoas usam como um xarope natural para a tosse e para aliviar a dor de garganta. 

Isso porque as propriedades antibacterianas do mel podem promover a cicatrização de queimaduras e infecções de feridas. Isso significa que ele também pode ajudar no tratamento contra a acne e a bactéria que a provoca. 

Antes de aplicar o mel no rosto, lave com água morna e em seguida, aplique o mel e deixe na pele por 30 minutos. Enxágue o mel com água morna.

5. Máscara de levedura e iogurte para pele oleosa

Produtos lácteos fermentados podem promover a saúde da pele. O iogurte também é um probiótico, que demonstrou inibir C. acnes.

Para fazer a máscara, misture 1 colher de chá de fermento de cerveja com um pouco de iogurte natural para criar uma mistura fina. Aplique bem em todas as áreas oleosas e deixe agir por 15 a 20 minutos. Enxágue com água morna; depois use água fria para fechar os poros.

6. Máscara facial de aveia para acne

Máscara facial de aveia para acne

As propriedades anti-inflamatórias da farinha de aveia são naturalmente calmantes e podem aliviar a irritação causada por condições dermatológicas.

A aveia tem benefícios de proteção, hidratação e anti-inflamatórios para a pele, é por isso que você encontra tantos produtos cosméticos produzidos com ela. 

Embora a aveia não seja especificamente eficaz no tratamento da acne, ela pode ajudar a acalmar a pele seca e inflamada. Portanto, misture 2 colheres de chá de farinha de aveia, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e água suficiente para formar uma pasta. Espalhe a pasta por todo o rosto e esfregue suavemente. Enxágue bem depois.

7. Máscara facial de cúrcuma para acne

Para uma pele bonita, as noivas na Índia tradicionalmente usam uma máscara de cúrcuma antes do casamento, pois as propriedades anti inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes da especiaria melhoram significativamente as condições da pele.

Portanto, para fazer a máscara de cúrcuma, misture 1/2 xícara de farinha de grão de bico e 2 colheres de chá de açafrão em pó e óleo de amêndoa e, em seguida, combine-os com água suficiente para fazer uma pasta. 

Aplique e deixe agir por 5 a 10 minutos. Esfregue com pressão com as palmas das mãos e dos dedos para remover toda a pasta e depois enxágue bem com água.

Pensamentos finais sobre soluções caseiras para acne

soluções caseiras para acne

Máscaras faciais caseiras podem rejuvenescer a pele e ajudar a eliminar a acne. Todas as receitas que você conheceu usam ingredientes comuns encontrados na sua casa. Experimente um ou mais desses remédios para tratar a pele propensa a espinhas e veja como sua pele responde.

Se os tratamentos caseiros não ajudarem após duas a quatro semanas, consulte um dermatologista para obter ajuda.

Sobre o autor

Fernanda Calandro

SEO e Marketing de Conteúdo. Apaixonada por cachorros, comida, tecnologia, marketing e soluções simples. Online desde 1997 | Escrevo para web desde 2014. Contato: [email protected]